sábado, 23 de maio de 2009

Planos do filme TRUCO!

eu desenhei uns quadrinhos representando os planos do filme 'TRUCO!' de um amigo (por isso que ele demorou pra escanear meu quadrinho:) como parte de um processo de direção que se chama decupagem. PG são planos gerais (de longe), PM os médios (uma pessoa, uma situação), os PD e os CLOSES são os detalhados, destaques de um rosto ou um objeto:
essas páginas também foram escaneadas de desenhos a lápis :(
como dá pra ver, os planos estão em ordem de mais geral pra mais específico, e não em ordem cronológica. isso por causa do conceito de filmagem que meu amigo está usando. ele vai filmar todos esses planos, com vários detalhes (uma vez jefferson olha pro lado, outra enxuga a texta, outra bebe), sendo que a cena final é a do 'truco!', aonde entra o logo do filme (que está na página). com a filmagem ele colecionou várias cenas desconectadas - e só na hora de editar ele vai colocar o verdadeiro clima do filme.

foi muito interessante topar com um modelo diferente no meu primeiro contato com uma produção de filme. estou bem curioso pelo resultado!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

NOMES: página 1 inacabada

meu amigo andava muito ocupado, e me entregou agora a cópia escaneada da página 1 do meu quadrinho. eu estava tentando desenhar direto no lápis e depois escanear. ele ao escanear não conseguiu imagem nenhuma, então xerocou na máquina antes de escanear. mesmo assim não adiantou muito. de qualquer modo, vou colocar aqui pra vocês preliminarmente:
(vocês vão ter que aumetar ela pra ler direito:)

apesar do mario ter me dito antes pra desenhar direto a lápis e escurecer no computador, o santiago agora me disse que vai ser muito mais proveitoso só esboçar as estruturas no lápis, e construir a versão definitiva direto a caneta; é um hábito muito mais saudável pra aprender a desenhar.

amanhã vou comprar canetas legais e começar a passar caneta em tudo, e também. ressussitar um scanner aqui da casa. assim que estiver pronto posto os resultados.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

CPg: 'Anarquia Oi' no punk rock húngaro

uma amiga húngara minha traduziu umas letras do CPg (Come on Punk group) uma banda húngara de punk rock dos anos 80. é muito engraçado ver como a cena se parece muito com a que tínhamos em são paulo. as letras com os mesmos objetivos reclamar, chingar e ofender.

o mais curioso: as duas falam de anarquia, mas não flertam com o comunismo. lá, claro, porque a ditadura era comunista; então eles são até na verdade anti-comunistas. e aqui deve ser porque comunismo era ainda da cultura dos 70, a mpb e a comunidade hyppie, que eram todas odiadas pela cultura punk.

mas daí acabei encontrando uma coincidência assustadora. uma música dessa banda, chamada anarchia, tem o mesmo refrão da música dos garotos podres 'anarkia oi'. confiram a música no video:

reparem a letra, que é muito a cara de garotos podres:

Anarquia

(risada maligna)

Eu sou o anti-cristo
Eu já sei o que você não sabe
A anarquia virá

Anaquia oi oi

Ser livre é o que eu quero
Não um animal estúpido e domado
Isso é a coisa certa, eu já sei:

Anarquia oi oi

Eu sou, eu sou, eu sou Eu sou o anti-cristo

Você esquece seus sonhos
Você faz parte disso, é o que acontece
Você se torna um pontinho e cinza

Anarquia oi oi

Um mundo sem regras
É dito, ninguém vai reinar
É isso que é anarquia

Anarquia oi oi

Eu sou, eu sou, eu sou
eu sou, quem eu sou?


Olhe em volta e foda a sua mãe

Entenda todos os problemas
Que merda é o mundo todo

Anarquia Oi Oi

Ser livre é o que eu quero
Não um animal estúpido e domado

Você esquece seus sonhos
Você faz parte disso, é o que acontece
Você se torna um pontinho e cinza

Olhe em volta e foda a sua mãe
Uma anarquia grande pra caralho!

a letra orginial, em húngaro, está aqui nesse site. e pra quem não lembra, tá aqui o video de 'anarkia oi' do garotos podres, com um video legal da época:

e a letra, pra vocés compararem com a do CPg:

Um dia você vai descobrir
que todos te odeiam te querem morto,
pois você representa perigo
ao poder

Anarquia oi, oi!

Eles não querem
que você viva
destrua o sistema antes que ele o destrua
Não acredite, em falsos lideres
pois todos eles vão te trair

Anarquia oi, oi!


A-nar-qui-a

A-nar-qui-a
Anarquia oi, oi!
eu fui no site oficial dos garotos podres e mandei um e-mail pra eles contando da coincidência. pode ser que eles já saibam... ou que ainda achem que eu estou insinuando plágio. mas é uma idéia tão simples colocar 'anarquia oi!' no refrão de uma música que é até mais plausível os dois terem a mesma idéia. o bonito da coisa é a proximidade de estilo e de idéia.

uma rapidinha de 'plágios': teve um escândalo de I wanna be your girlfriend da avril lavigne ter sido roubada de I wanna be your boyfriend de um tal de the rubinoos. realmente os refrões são bem parecidos. mas o ramones também tem uma I wanna be your boyfriend. e, realmente, a idéia é tão óbivia que eu acho muito mais fácil ninguém ter roubado de ninguém; porque se soubessem da outra música nem ousariam fazer uma própria.

pra saber mais do punk começando no brasil tem o documentário botinada (cheio de trechos no youtube, e tem inteiro por aí na internet). e depois volto com mais punk húngaro e comparações. fiquem com um abraço!

Novo projeto: NOMES

eu vinha aprendendo a desenhar, esboçando, reproduzindo uma técnica (como fazer uma bolinha torta e transformá-la em rosto) pra pra treinar, etc. mas eu ficava lembrando de uma conversa com meu amigo rodrigo, em que ficamos lembrando várias pessoas que criam quadrinhos sem saber desenhar. esses artistas todos usam desenhos bem simples (toscos ou minimalistas) e fazem ótimas tirinhas, contam grandes histórias.

'NOMES' vai ser uma história em quadrinhos totalmente feita por mim, e vai ser minha própria sandbox pra aprender a desenhar. vou publicá-la toda através desse blog mesmo, só com indicação do número da página, e às vezes um comentário embaixo. ela é uma história contínua, sem capítulos, e vai aparecer aqui conforme é produzida. os traços estão bem ruins, e a idéia é ir melhorando.

estou desenhando com uma lapiseira 0.5 e uma 0.9 e vou tentar escurecer o traço no computador enquanto eu aprendo a arte-finalizar. aí começo a usar as canetas que o santiago me recomendou. tudo em sulfite, mas demarcada pra ter o tamanho americano (26x17cm).

veja só a 'concept art' dos meus personagens (:


aquele monstrinho amarelo foi só uma idéia que deu errado. e reparem que a sonia não tem ainda muito traço feminino... trabalharemos nisso tudo. a primeira página está pronta, um amigo escaneou ela pra mim e vai chegar daqui a pouco pra me entregar. tomara que tenha dado certo.