quarta-feira, 29 de julho de 2009

EDT: novo alex

vocês se lembram desse alex? o primeiro post deste humilde blog, dia 23 de fevereiro. meu amigo santiago, mesmo no turbilhão que atrapalhou a produção dele nesses meses todos, teve tempo de redescobrir seu traço e amadurecer o personagem. ficou assim:
com isso o projeto EDT dá mais um passo à frente.

NOMES: páginas scanneadas

estou com elas na mão há um tempo. porém, estou trabalhando para mudar o website pra um domínio próprio. enquanto esse momento não chega, vou colocar aqui mesmo as páginas:







vou depois ajeitar elas pro tamanho 26x17 e corrigir uns errinhos, pra depois criar uma seção fácil de navegar em um wordpress pra ela.

tenho outros projetos que pretendo transformar em post nesse blog em breve - antes achava que não caberia aqui. daí vocês vão descobrir o que andei criando esse tempo todo... até lá fiquem com um abraço!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Outros peritos em organização pessoal

vou compartilhar aqui os lugares mais famosos com material interessante sobre se organizar. são também os únicos que eu realmente conheço e leio.

em português: eduardo fernandes postou no breve e maravilhoso produtividade pessoal, com um arquivo cheio de temas muito interessantes. ele levou também o blog magaiver mais adiante, que parece tratar mais de 'coisas' e softwares mas na verdade decola até qualquer tema que você pode imaginar sobre organizar sua vida (como este post sobre escolher bem seus clientes).
os dois blogs acabaram, mas são ótimos exemplos de publicações aonde as coisas mais interessantes não são as mais novas. o mergulho vale a pena.

em inglês: o zen habits traz o logo 'simple production' e seu conteúdo é escrito em uma linguagem muito aberta e casual para temas muito interessantes. depois de ler o texto do dia você deve também mergulhar em seus arquivos; escolha os temas que te interessam. para começar a gostar do blog desde já sugiro que vá direto a um dos meus favoritos: paixão e propósito.

ainda existe o life hacker, que se apresenta bem melhor do que eu o apresentaria, com uma página inicial incrível e um logo que explica tudo: 'tips and downloads for getting things done'.


boa sorte aos navegadores!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Atalho: barra de pesquisas

trazendo a idéia do post passado para um lado mais prático, vou dar uma dica para facilitar suas pesquisas na web. se você usa tanto o Mozilla quanto o Internet Explorer para navegar, você provavelmente tem uma barrinha de pesquisa no canto direito de cima da sua tela. se você não a configurou, ela tem como default acessar o google ou o windows live search e se você abrir as opções da barra vai encontrar várias tranqueiras que o browser escolheu pra você.

vamos configurar esta aba para procurar diretamente nos seus lugares favoritos: wikipedia (português e inglês), youtube, mercado livre, myspace, etc. quando ela estiver arrumada fazer pesquisas será tão fácil quanto abrir uma nova aba, escolher o site na barra e digitar o que quer pesquisar. parece uma econimia mínima, mas imagine quantas horas ela renderá ao longo de um ano. então vamos aos detalhes:

clicando nas setinha de opções da barra de pesquisa você econtrará a opção 'manage search itens' (ou 'administrar itens de busca') se estiver no mozilla, ou 'change search defaults' ('mudar buscas padrões') se você estiver no internet explorer.


















os menus dos dois browsers têm as mesma função. use-o para apagar as opções que não pretende usar (answers.com???) e mudar a ordem das opções (com o google provavelmente em primeiro).

agora vem o segredo: não vá para os sites indicados pelos browsers. no mozilla, o 'get more search engines' (procurar mais mecanismos de busca) te rediciona para um site cheio de add-ons nada prático. no windows explorer o 'find more providers' te leva até um criador muito simples com só 2 passos. o método a seguir é mais simples e funciona para os dois browsers.

o que vamos fazer é entrar no site que o mozilla usava antes, muito prático e que só trata de itens para a nossa barra:
mycroft.mozdev.org/.

no site do projeto mycroft as coisas funcionam assim: você coloca o nome do site na barra de busca (ex: wikipedia) e ele te dá uma lista com todos os search itens feito para o site. no caso da wikipedia há opções para várias línguas, aonde você deve procurar a que te interessa:
não se assute com a quantidade. se não entender a diferença entre elas escolha a mais simples. quando você clicar no primeiro link (circulado), ele perguntará se você quer adicionar o item em sua barra de pesquisas. escolha 'add' e o item aparece automaticamente em sua barra.

você pode agora voltar no menu 'manage search engines' e organizar sua barra do jeito que desejar e deletar os itens que não serviram. para usar agora é só escolher no ícone o mecanismo de busca que quer usar, digitar o que quer procurar e apertar enter.

você vai aos poucos também perceber que alguns itens quase nunca vão ser usados (amazon, myspace) e outros vão servir à toda hora. daí aproveite para limpar sua barra, tirando os inúteis e colocando os mais usados pra cima.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pesquisando e produzindo na internet

estou acostumado a colocar links para a wikipedia em palavras-chave dos meus posts quando percebo que o verbete de lá é o que melhor explica aquela palavra, seja ela um conceito, um artista, uma sigla. fazia assim imaginando que não são todos que estão acostumados a procurar mais informações sobre algum tema diferente que aparece.

fica esquisito principalmente durante a leitura de um texto, porque você vai interromper sua leitura, ler sobre um assunto aleatório e depois retomar o texto original. por mais estranho que isso pareça, eu recomendo esse tipo de prática a todo mundo. não só clicando nos links, mas fazendo suas próprias pesquisas.

o erro de paridade tem um ótimo texto explicando porque começar uma pesquisa pela wikipédia, assim como outro sobre a importância de se pesquisar constantemente, ambos em sua categoria estudo. eu sei o quanto estas práticas são boas para mim, mas o mario sabe dizer melhor o porquê dela ser importante e valer para todos. ele escreve bastante sobre diferentes temas de organização pessoal e produtividade e é o maior entendedor do assunto que eu conheço pessoalmente.

erro de paridade
e produtividade pessoal

eu já havia dito sobre este blog no post sobre mc frontalot e como ele é recheado de vários ótimos temas. é também o caso do assunto de hoje: se você se interessou por organizar suas pesquisas e sua produção online, o blog tem uma categoria com 7 grandes posts sobre como se organizar.

nesta categoria está presente a série de quatro posts 'meu método de organização pessoal' em que é exposto o próprio método do autor, que serve muito de exemplo para todos; a lista TO DO dele, seu notebook, seu ritual matinal e sua reavaliação de objetivos. os detalhes aos poucos geram um método que não limita sua producão, mas sim liberta sua vontade de produzir.
quando vou começar com as coisas específicas do dia em questão, consulto minha lista de afazeres (& necessidades & desejos & vontades (que é do que realmente uma lista de afazeres trata, afinal))
ele vai fundo a ponto de se perguntar 'o que é produzir', para matar a 'culpa' de não estar fazendo o que se deve, enquanto o que precisamos na verdade é saber o que queremos realmente fazer e então nos concentrar naquilo. sair tomar um sorvete pode ser a ação mais produtiva do seu dia de trabalho, por permitir que você liberte sua mente e tenha boas idéias. não deixe de ler a série do início até a conclusão.

isso torna também o autor de erro de paridade o perito no assunto mais profissional entre os mais acessíveis - já que os visitantes aqui ou já o conhecem ou estão a um passo de conhecê-lo(por mim ou por e-mail mesmo). continue explorando, pois o tema está presente por todo o blog - como no post sobre criar protótipos para um projeto pessoal. se você pretende começar a se organizar hoje também não deixe de escrever ou até comentar nos posts antigos (ele sempre acaba respodendo).


vou seguir o tema contando de mais peritos em se organizar para produzir, e ainda em um post prático sobre organizar sua barra de pesquisas. por enquanto fiquem com um abraço :)