sábado, 31 de outubro de 2009

Duas batidas é o suficiente

um baile de hip hop tem sempre um DJ soltando som o tempo inteiro, sem parar, enquanto um MC sobe lá e anima o público, faz rimas, canta suas músicas. seja um baile de breakbeat nos EUA dos anos 80, seja um de funk carioca aqui no Brasil.

som sem parar. esses DJs usam trechos de outras músicas em discos, ou mais atualmente as criam em Drum Machines, e as colocam em loop enquanto soltam outros samples (no funk carioca chamados de 'pontos') em cima dessa batida - cornetas, gritos de guerra, percussões. acontece que algumas dessas batidas ficam realmente famosas, a ponto de sustentar sozinhas um estilo ou serem base pra outros.

o breakbeat, eu digo o hip hop do final dos 80, teve duas batidas mais famosas. quem me contou isso foi o Ishkur's guide to electronic music - se você ainda não foi lá, você precisa ir. ele conta que esses dois trechos de músicas da época foram usados até cansar. lá você pode ouvi-los também.

a primeira, o amen break, tem até um verbete na wikipedia e foi depois também sampleado pra ser base de jungle e drum'n bass, sendo de longe a batida mais usada. ela é na verdade um trecho de 6 segundos da música amen brother dos the winstons - que nunca reclamaram. no meio desse video longo que conta tudo isso há alguns sons que usam a batida, mas um exemplo claro e famoso é a straight out of compton, do NWA:


depois temos a batida tirada de funky drummer, uma música do james brown de 1970. aqui tem uma lista de raps que samplearam esse loop - mas lembrando também que essas batidas eram principalmente usadas na pista, nas festas, por muito tempo enquanto os b-boys dançavam, os MCs agitava. mas pra ilustrar aqui a importância dela no rap, vai uma música do, ahm, NWA que usa o sample de funky drummer:

já já eu volto pra falar do funk carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário