sábado, 31 de outubro de 2009

Duas batidas é o suficiente

um baile de hip hop tem sempre um DJ soltando som o tempo inteiro, sem parar, enquanto um MC sobe lá e anima o público, faz rimas, canta suas músicas. seja um baile de breakbeat nos EUA dos anos 80, seja um de funk carioca aqui no Brasil.

som sem parar. esses DJs usam trechos de outras músicas em discos, ou mais atualmente as criam em Drum Machines, e as colocam em loop enquanto soltam outros samples (no funk carioca chamados de 'pontos') em cima dessa batida - cornetas, gritos de guerra, percussões. acontece que algumas dessas batidas ficam realmente famosas, a ponto de sustentar sozinhas um estilo ou serem base pra outros.

o breakbeat, eu digo o hip hop do final dos 80, teve duas batidas mais famosas. quem me contou isso foi o Ishkur's guide to electronic music - se você ainda não foi lá, você precisa ir. ele conta que esses dois trechos de músicas da época foram usados até cansar. lá você pode ouvi-los também.

a primeira, o amen break, tem até um verbete na wikipedia e foi depois também sampleado pra ser base de jungle e drum'n bass, sendo de longe a batida mais usada. ela é na verdade um trecho de 6 segundos da música amen brother dos the winstons - que nunca reclamaram. no meio desse video longo que conta tudo isso há alguns sons que usam a batida, mas um exemplo claro e famoso é a straight out of compton, do NWA:


depois temos a batida tirada de funky drummer, uma música do james brown de 1970. aqui tem uma lista de raps que samplearam esse loop - mas lembrando também que essas batidas eram principalmente usadas na pista, nas festas, por muito tempo enquanto os b-boys dançavam, os MCs agitava. mas pra ilustrar aqui a importância dela no rap, vai uma música do, ahm, NWA que usa o sample de funky drummer:

já já eu volto pra falar do funk carioca.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

EDT: lançamento adiado

infelizmente não vai ser agora. vou tentar deixar para o próximo euanimerpg, ou de repente antes, caso eu visualizar algum espaço legal pra publicar.

fiquem com um abraço.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

EDT: data de lançamento

lançaremos a primeira edição, de 12 páginas, no dia 6 de dezembro, de vários modos diferentes:

euanimerpg

é um evento semestral de tudo que a gente gosta :) e acontece em Americana, minha cidade natal. vamos imprimir as páginas e vender bem barato pra promover o quadrinho lá. provavelmente lançaremos junto da loja Avalon Store (comunidade do orkut deles aqui) com um estandezinho com os originais pendurados.

website

eu tenho já um host e o domínio rktshp.com, que pretendo usar pra todo projeto meu e com amigos. ainda fica a dúvida, porque o nome do site é muito estranho pras pessoas lembrarem :) mas como é um nome com o qual eu me identifico e gostaria de tocar pra sempre talvez acabe usando ele mesmo. pretendo transportar meu blog pra lá também, para centralizar tudo o que eu coloco na internet sob meus domínios... hehehe

orkut e facebook

eu tive essa idéia esses dias. já que que vou colocá-lo de graça na rede, vou colocá-lo também num álbum de fotos no orkut :). assim meus parentes, amigos distantes, gente com quem eu não conversei sobre o quadrinho vão acabar vendo também.

testei aqui e o orkut aceita imagens de até 20,3 centímetros de altura e largura. a altura da nossa página é 26 centímetros, então vai ficar um pouco menor, mas ainda vai dar pra entender. um lado bom é que a página quase vai caber na tela, o que ajuda a visualizar.

depois me caiu a ficha que muita gente foi pro facebook. criei uma conta lápra acompanhar a onde e publicar lá também. depois preciso ver o tamanho das fotos que ele aceita.

sites de publicação de quadrinhos

vou colocar aqui depois uma relação de sites nacionais que coletam ou fazem resenha de material independente e que eu pretendo fazer contato.