quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Blogger é péssimo para arquivos e streaming

demorei para falar do meu projeto de rap com o David porque não conseguia de jeito nenhum colocar minhas músicas aqui, seja por streaming, seja como arquivo para baixar. contarei então os detalhes de como colocar som em um blogger:

problemas:
primeiro porque o blogger não disponibiliza espaço para você guardar arquivos. no wordpress, por exemplo, você tem 3GB de armazenamento. sem possibilidade de upload aqui, eu precisava de outro lugar na internet que armazenasse meus arquivos e, principamente que fosse possível eu linkar esses arquivos para serem baixados no o blog.
é inclusive a solução que o próprio blogger explica no seu help sobre como postar músicas: ele dá dicas de sites de armazenamento online, e sugere que você coloque a URL do seu arquivo como link para o título do seu post (há uma opção pra isso em Configurações>Formatação). desse modo, quem clicar no seu título fará download do seu som (como num podcast).

segundo que na solução do blogger você não teria a opção para streaming, com barrinha e tudo. se você quiser que a pessoa ouça seu som em tempo real, vai ter que importar um player também. pior, as dicas que ele dá são de live players onde você não coloca suas músicas, nem controla quais tocarão, como o last.fm. ou ainda texturas legais para o seu myspace, como o MyFlashFetish, que é muito bonito mas não serve. não estou pronto pra criar um myspace, que não é blog, nem dinâmico, é um orkut pra bandas.
agora, curioso é que o blogger libera fotos pra gente, até a possibilidade de colocar streaming de videos pessoais direto aqui (opção ao lado de colocar fotos), mas não deixa colocar músicas. O que me leva a crer que a falta desse recurso está ligada mesmo com a polêmica toda de pirataria de músicas. porque posso piratear fotos e videos via blogger tranquilo - tecnicamente - mas para músicas preciso terceirizar o serviço.

soluções:
a primeira reação foi procurar um site que hospedasse e me disponibilizasse o software de streaming. para isso só existiam o muxtape e o mixwit, que fecharam. ambos foram muito famosos enquanto duraram... nas suas páginas agora você vê que os dois mudaram de serviço. acredito que tenha sido problema de copyright nos dois casos.

uns programas freeware muito bons criam servidores na sua própria máquina, sendo o apache o mais famoso; mas não são interessantes para mim. Acabei me inscrevendo num serviço de armazenamento online, o boxstr. 5GB de espaço, 1GBmês de transferência (suficiente para um pequeno blog), inscrição e manutenção muito simples, tudo de graça, ótimo serviço.

para o player, também queria escapar de me inscrever em sites, ativar conta por e-mail, etc. principalmente fugir daqueles designs gigantes horríveis. no mixwit, por exemplo, não fui membro porque odiava aquelas fitinhas K7 onde eles colocavam os botões; muito feias.

final:
mas então, o google operating system, um blog muito bom sobre o google fez o post 'how to embed music files'. e aprenta do odeo, um flash player grátis e sem frescura. lá tem um código que você simplismente cola no seu post, e o player aparece. esse aqui:



no lugar de [endereço do arquivo MP3] você coloca a URL da sua música, que provavelmente vai estar hospedada em algum site de online storage. por isso tinha resistido à solução, mas acabei gostando de ser um usuário do boxstr. aí está pronto pra tocar. fica assim:


Um comentário:

  1. Amigo, tenho tido o mesmo problema que o seu para tocar no meu blog sons gravados por mim mesmo. Achei seu post, mas vejo que vc foi feliz com o player embutido, porém parece que, como eu, ainda não conseguiu um bom local free para armazenar seus arquivos. NÃO CONSIGO ESCUTAR SEU ARQUIVO!

    ResponderExcluir