segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Criando roteiros

o blog do 10 pãezinhos colocou um texto ótimo sobre fazer roteiros para quadrinhos no mês de janeiro (terceiro post). ele desenhou - em um editor de imagens qualquer - a disposição de quadros que ele deseja para a página, e os balões de diálogo. desenvolvendo assim todo o trabalho que cabe mesmo ao roteirista.

eu e o santiago estamos trabalhando à distância, nossas conversas são por msn. portanto eu desenho também palitinhos aonde os personagens estariam, e escrevo um .txt narrando detalhes da cena. tiro foto dos meus rabiscos com uma câmera de boa resolução. Tudo muito provisório, mas o processo inteiro de criação está funcionando. clique na imagem para ler os diálogos:

descrição pag 7: o 1º quadro é de uma ruína de uma empresa, industria, com muito mato. a vera fica reclamando, e a alice só faz cara feia quando chinga a vera. no último quadro alice está olhando na direção de alex com um sorriso.

Vamos sentar para uma boa revisão antes do Santiago desenhar as páginas definitivamente, mesmo porque vai ser bom eu reescrever partes do meu texto (afinal são 72 páginas).

Adoro muito o material do 10 pãezinhos sobre criação, como o Fanzine ( que tem seu prefácio no Universo HQ). Esses irmãos estão sempre em busca de como produzir quadrinhos da melhor qualidade, e esmiuçando o processo criativo que passamos ao construir nossa própria história. Confesso que não apreciei especialmente as tirinhas de Fábio Moon e Gabriel Bá, mas o caminho que trilharam em busca do traço e o enredo é muito bonito, como o blog dos dois já reflete.

Em breve contarei quais são os meus web comics favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário