terça-feira, 28 de abril de 2009

O futuro do roleplay nos MMORPGs

demorou falar de jogos de computador aqui. eu mandei esse e-mail pra uma lista de e-mail sobre video games, pra falar de dois massive multiplayer RPGs que estão sendo produzidos: planeshift e star wars: the old republic.

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Esse PlaneShift é um MMORPG desenvolvido com um engine GPL, só mantido
por doações e voluntários. Ele já está online pra se jogar (estou
instalando ele aqui) mas em um estágio ainda muito inicial e
incompleto.

http://www.planeshift.it/about.html

Um dos seus arquitetos deu uma palestra de uma hora no google tech
talk, cobrindo os detalhes de cada área do projeto; há trechos muito
curiosos, como o das pseudo-línguas que os coders criaram para o
pessoal que produz conteúdo e não sabe programar:



Ele ainda trata da distribuição de processamento no servidor deles e a
conversa dos clients - os NPCs, por exemplo, são processados a parte e
tratados pelo server do mesmo modo que um client de um jogador, para
não sobrecarregar o server e ao mesmo tempo dar potencialidade de
expansão infinita para a AI deles. Ele chega até a falar da
necessidade de 'estupidez' nos NPCs do jogo, que estava detalhado
naquele texto Intelligent Mistakes que o Marison mandou pra gente.
Fascinante.

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Outra curiosidade é ele comentar o quanto a estrutura, o hard-coding
de um MMORPG acaba sendo a parte menos massiva comparada com a
tonelada de conteúdo que ele vai ter, de textos, quests, texturas e
animações, porque é o que eu tinha acabado de ouvir no video dos
developers do Star Wars: the Old Republic, num video revelador pela
Gamespot:

http://www.gamespot.com/pc/rpg/starwarstheoldrepublic/video/6199708


Pois é, conteúdo é o mais importante. Estou maluco nessa idéia do SWOR
de você poder fazer escolhas que moldam a história do seu personagem.
Espero que elas moldem o próprio universo do jogo! Porque demorou um
MMO ter elementos mais profundos de RPG nele. Quero ver, no futuro,
integrarem o mundo dos jogadores com o dos NPCs... por enquanto os PJs
ficam brigando e se unindo pra brigar entre si ou pra enfrentar
desafios estáticos... falta um mundo que se adapta às atitudes dos
players.

Quem anda jogando Conan, LOTR, Warhammer pra me dizer como andam, e o
que vocês acham das inovações em roleplay, e conteúdo moldado pela
ação dos jogadores? Esssa parte é com certeza a que mais me fascina.

Um abraço a todos da lista

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um video bonus sobre o SWOR:


tambéms estou nesse momento jogando a versão 0.4 do planeshift, e logo escrevo mais sobre ele pra vocês.

Um comentário:

  1. oi amore.. vim avisar que o dominio do meu blog mudou... pra vc num dar com a "cara na porta" caso for passar por lá.. rs. bejim.

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