quinta-feira, 14 de maio de 2009

CPg: 'Anarquia Oi' no punk rock húngaro

uma amiga húngara minha traduziu umas letras do CPg (Come on Punk group) uma banda húngara de punk rock dos anos 80. é muito engraçado ver como a cena se parece muito com a que tínhamos em são paulo. as letras com os mesmos objetivos reclamar, chingar e ofender.

o mais curioso: as duas falam de anarquia, mas não flertam com o comunismo. lá, claro, porque a ditadura era comunista; então eles são até na verdade anti-comunistas. e aqui deve ser porque comunismo era ainda da cultura dos 70, a mpb e a comunidade hyppie, que eram todas odiadas pela cultura punk.

mas daí acabei encontrando uma coincidência assustadora. uma música dessa banda, chamada anarchia, tem o mesmo refrão da música dos garotos podres 'anarkia oi'. confiram a música no video:

reparem a letra, que é muito a cara de garotos podres:

Anarquia

(risada maligna)

Eu sou o anti-cristo
Eu já sei o que você não sabe
A anarquia virá

Anaquia oi oi

Ser livre é o que eu quero
Não um animal estúpido e domado
Isso é a coisa certa, eu já sei:

Anarquia oi oi

Eu sou, eu sou, eu sou Eu sou o anti-cristo

Você esquece seus sonhos
Você faz parte disso, é o que acontece
Você se torna um pontinho e cinza

Anarquia oi oi

Um mundo sem regras
É dito, ninguém vai reinar
É isso que é anarquia

Anarquia oi oi

Eu sou, eu sou, eu sou
eu sou, quem eu sou?


Olhe em volta e foda a sua mãe

Entenda todos os problemas
Que merda é o mundo todo

Anarquia Oi Oi

Ser livre é o que eu quero
Não um animal estúpido e domado

Você esquece seus sonhos
Você faz parte disso, é o que acontece
Você se torna um pontinho e cinza

Olhe em volta e foda a sua mãe
Uma anarquia grande pra caralho!

a letra orginial, em húngaro, está aqui nesse site. e pra quem não lembra, tá aqui o video de 'anarkia oi' do garotos podres, com um video legal da época:

e a letra, pra vocés compararem com a do CPg:

Um dia você vai descobrir
que todos te odeiam te querem morto,
pois você representa perigo
ao poder

Anarquia oi, oi!

Eles não querem
que você viva
destrua o sistema antes que ele o destrua
Não acredite, em falsos lideres
pois todos eles vão te trair

Anarquia oi, oi!


A-nar-qui-a

A-nar-qui-a
Anarquia oi, oi!
eu fui no site oficial dos garotos podres e mandei um e-mail pra eles contando da coincidência. pode ser que eles já saibam... ou que ainda achem que eu estou insinuando plágio. mas é uma idéia tão simples colocar 'anarquia oi!' no refrão de uma música que é até mais plausível os dois terem a mesma idéia. o bonito da coisa é a proximidade de estilo e de idéia.

uma rapidinha de 'plágios': teve um escândalo de I wanna be your girlfriend da avril lavigne ter sido roubada de I wanna be your boyfriend de um tal de the rubinoos. realmente os refrões são bem parecidos. mas o ramones também tem uma I wanna be your boyfriend. e, realmente, a idéia é tão óbivia que eu acho muito mais fácil ninguém ter roubado de ninguém; porque se soubessem da outra música nem ousariam fazer uma própria.

pra saber mais do punk começando no brasil tem o documentário botinada (cheio de trechos no youtube, e tem inteiro por aí na internet). e depois volto com mais punk húngaro e comparações. fiquem com um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário