terça-feira, 17 de março de 2009

EDT: gráficas e faculdades

chegou a cotação da gráfica ediouro hoje, depois de 3 dias úteis. eu pedi pra eles 1 folha de capa, colorida dos dois lados, e 3 folhas de conteúdo p&b, tudo 26x34, que dobradas criariam 12 páginas 26x17 (formato americano) de conteúdo + a capa. passaram assim:
pra imprimir 1.000, custaria R$2365,oo - parece um absurdo, mas é 2,36 por edição
pra imprimir 10.000, custa R$4782,oo - 0,47 por edição!
até pra vender por máximo R$2,90 (preço de um gibi Turma da Mônica), a segunda opção é viável. e o preço ficou 5x mais barato pra 10x a quantidade! isso é muito. tiragens gigantes tornam o pedido pra gráfica totalmente viável, custo mínimo: dependendo da folha que comprasse, 4 já dariam 50 centavos, fácil.

foi um amigo meu que faz eventos de anime ( euanimerpg e piranimefest) me indicou, dizendo que é a gráfica da editora panini, portanto eles sabem como imprimir uma HQ com certeza. eles que me indicaram o papel, também, e ofereceram pra já dobrar e grampear. então chegaria prontinho.

agora uma segunda opção que surgiu: faculdades costumam ter impressoras laser, nos departamentos e muito possivelmente no Centro Academico, ou DCE. como um projeto estilo EDT é bem independente, tem muito a ver com faculdades, universidades. o pessoal lá vai querer ajudar você imprimir. eu conversei com o pessoal de uma FATEC, e eles estão entre cobrar só o toner (numa laser significa umas 10.000 cópias) e cobrar uma quantia mínima por folha.

pra chegar no formato americano por conta eu teria que cortar, mas comprar tamanhos maiores melhora muito o preço: conseguiria um couchê pra capa por 10 centavos; sulfite por 2; ainda estou pesquisando um papel um pouco melhor que sulfite pra dentro do gibi.

agora não está parecendo tão difícil ser independente. depois vou falar da liberdade que se ganha no design também, e quais delas vou usar no EDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário