quarta-feira, 25 de março de 2009

Projeto de jazz/hip hop

estou em vias de começar um terceiro projeto, de produção de rap, junto ao projeto com o David. queremos colocar jazz nas batidas, instrumentos de sopro, e um som menos eletrônico. o cantor e letrista dessa vez é o Bruno. eu fiz uma coleção de influências, bandas que chegam perto do conceito que a gente está buscando, de alguma maneira.

jazzmatazz é o projeto do guru, o primeiro rapper a colocar jazz no hip hop. seu primeiro álbum é de 93, e essa é minha favorita:

plenty, com a erikah badu, deve ser a mais famosa dele, do vol.3: streetsoul, e dá uma idéia de até onde dá pra gente ir:


o finado crown city rockers é quase um rap normal dos anos 90, mas tem a diferença deles tocarem tudo com instrumento de verdade, e também usam pianos e sopros que inspiram a idéia de jazz hip hop. Essa é a mais famosa:


depois tem o deltron 3030, do qual eu já falei no post sobre nerdcore, que eu gosto muito porque sua temática não é vida real, mas é uma história de space opera bem curiosa. claro que falar da sua vida é uma das coisas mais fortes do rap; mas o álbum do deltron 3030 é como se não fosse rap, mas uma outra coisa. minha preferida é Mastermind, e o clip é ótimo:

depois tem uma faixa com participação do damon albarn tambem, que cantou no gorillaz com a galera do deltron 3030 mesmo. então ela acaba sendo quase uma música perdida do gorillaz:

por enquanto é o que eu consigo pensar que tem a a ver diretamente com o projeto. eu não ouço jazz puro há uns bons anos, então vou me apoiar bastante no que o Bruno tem a me mostrar, dos músicos que ele gosta. minha impressão, na verdade, é que nosso som vai acabar bem diferente desses. mas esses são ótimos artistas pra se ilustrar o que é possível criar nessa área.

inaugurando o 3o projeto. deseje-nos boa sorte :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário