terça-feira, 17 de março de 2009

EDT: apresentação de roteiro definitiva

era óbvio que o meu antigo modelo de roteiro estava bem amador ainda. no ínicio eram uns rabiscos a lápis, com um monte de escritos coloridos pra diferenciar os personagens. funcionou bem enquanto eu era quase vizinho do santiago. quando ficamos longe, achei que ia resolver escrever um txt quadro por quadro, com os comentários que faria ao vivo pra ele. isso deixou ele com dois documentos na mão e precisava ficar relacionando-os, juntando os pedaços.

ele havia transformado meus rabiscos do capitulo 1 em rascunhos de verdade. mas isso deu muito trabalho, é uma etapa quase inútil... desde que eu faça minha parte direito. então resolvi caprichar mais (clique pra ver maior):

basicamente eu passei a caneta. esta cena não tem balões, mas estou fazendo eles também; por isso não preciso mais das canetinhas coloridas. mas aí mostra bem que eu não preciso mais ficar descrevendo 'sala com alunos', 'lousa escrito PROVA', 'alunos vão embora'. o santiago gostou, disse que fica mais fácil trabalhar assim.

ele tinha me contado que na Marvel, DC, os roteiristas escrevem tudo, em um padrão de documento. do tipo: 'página contém 9 quadros, dividindo a folha em retangulos iguais. primeiro retângulo: o batman dá uma voadora...' etc. o que eu acho legal, porque o pradrão deixa possível qualquer desenhista entender; e você não precisa mostrar o quanto é ruim de perspectiva, e deixa ele cuidar dessa parte toda. mas não vai ser assim pra mim, por enquanto.

tudo isso porque eu continuo me inspirando na idéia do 1o paezinhos, que eu tratei no meu primeiro post sobre roteiros. me sinto agora chegando em uma forma definitiva. também me sentindo confortável pra, quem sabe, aprender a desenhar... imagina?! nossa...

Um comentário:

  1. ahmm... tri legal neh guri...rs E então a coisa toda ta evoluindo... jah to achando muito massa..
    (to lendo o blog aos pouquinhos ;)
    um beeeeijo

    ResponderExcluir