sexta-feira, 20 de março de 2009

Punk épico

existe um estilo de música punk, dentro do punk, que é fácil de se destacar. eu resolvi chamá-lo de punk épico. não existem bandas do estilo - nem sei se seria possível - mas o que acontece é que às vezes alguém faz uma música que é assim. então é mais uma estrutura que algumas músicas têm.

é mais ou menos assim: o tema é bem amplo, falando do mundo ou das gerações; normalmente tem algum instrumento (órgão, guitarra distorcida) que dá sensação de local aberto; as guitarras comem soltas, de um jeito que enche seu peito com uma certa urgência; e fica aquela sensação de eternidade, de coisas grandes.

assim fica fácil de lembrar, por exemplo, de hammersmith pallais do the clash:

"if adolf hitler flew in today, they'd send a limousine anyway", épico. difícil entender sem acompanhar as letras. isso previne, por exemplo, london calling de ser épica: letra muito específica, e irônica. então não estou falando de músicas canônicas, símbolos de época, nada disso. estou falando de músicas têem esse ar de grandeza. como essa do rancid no especial do south park:

"I'm no longer respected in this transition", "disastrous living, disastrous living!", falando do sol da california, é épico. não confundir com california sun dos ramones; aliás, ramones não entra muito nesse gênero, já que seus sons falam de coisas bem pessoais. eu ainda posso estar dando a entender que o som precisa ser respeitado, de uma banda famosa. mas não. olha um punk épico que não é nada disso (somente audio, o video é outra coisa):

"god reached his hand down from the sky, he flooded the land then he set it on fire" e é só o começo da letra dessa música que narra o dia do apocalipse. apesar da moral ser diferente (vale muito ler a ltra desse som), ela me faz lembrar da música do johnny cash, que também descreve deus descendo à terra (vocês vão ter que ignorar as imagens, de novo):

essa música do cash foi aproveitada de um jeito magnífico pra introdução do remake de dawn of the dead. a cena está aqui no youtube. vou ter que admitir que também é uma música épica, só que não punk. mas não sou tão versado no folk pra procurar músicas épicas lá.

vocês que me digam se eu deixei algum som digno do estilo de fora, e me ajudem a identificar mais elementos que unem esses sons, e que justifica a existência do estilo; ou que não justifica: pode ser uma viagem minha destacar essas músicas. eu sei que tem várias outras, e elas se sobressaem por esses elementos mesmo. olha outra (the matches: am tilts, da minha biblioteca):

"The morning tilts/ over the hills/ and floods the world", épico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário